As principais janelas de transferências do mundo do futebol já fecharam, mas ainda há algumas ligas alternativas que podem fazer contratações. Em busca de aliviar a folha salarial e aumentar o fluxo de caixa, o Vasco vê margem para saídas no elenco e tenta negociar três jogadores no mercado de transferências. São eles: Loide Augusto, Mauricio Lemos e Jean David.
Antes da janela do meio do ano abrir, a lista de uma possível barca do Vasco era maior. Nomes como Sforza, que deixou o clube rumo ao Juventude, e outros jogadores como Mateus Carvalho e Lucas Oliveira também estavam entre os negociáveis. No entanto, após a lesão de Jair, a situação do volante foi repensada. O zagueiro também voltou a fazer dos planos, como uma terceira opção pelo lado direito da zaga.
Entre os três negociáveis, a grande novidade é Loide Augusto e Mauricio Lemos. O atacante angolano foi contratado para ser opção para o ataque do Vasco no início da temporada, mas não rendeu o esperado. Loide está atualmente no fim da fila das opções do treinador para o setor ofensivo. A tendência é que o atacante tenha menos opções ainda com as chegadas de Matheus França e Andrés Gómez.
O angolano vem treinando normalmente, mas não foi relacionado para as partidas contra Santos, Juventude, Corinthians, Botafogo e, agora, Sport. Dessa lista, apenas no primeiro jogo, na goleada no Morumbis, o jogador não foi cortado por opção. Na ocasião, o atacante havia apresentado um quadro de virose durante a semana, perdeu sessões de treinamento durante a semana e foi preservado.
Ao todo, são 18 partidas pelo Vasco, sem gols ou assistências até aqui. A avaliação de quem acompanha o dia a dia do clube é que o jogador não se adaptou ao futebol brasileiro. Há quem também avalie que ele não está 100% psicologicamente, com problemas de saúde na família e níveis de confiança muito abaixos do ideal. Diniz tentou ter mais paciência com o atacante, mas não teve sucesso para recuperar o mental do jogador até aqui.
A paciência da torcida foi a que mais se esgotou rapidamente. O atacante incomodou demais os torcedores com a postura em campo em determinados jogos. O diretor técnico Felipe Loureiro chegou a apontar que o angolano "parece displicente" em alguns momentos durante entrevista coletiva.
Outro que não teve uma boa adaptação no Vasco foi Mauricio Lemos. O uruguaio chegou no início do ano com grandes expectativas, cotado como um dos possíveis titulares do time. Com problemas físicos, ele demorou a estar apto para receber oportunidades com Carille. Quando teve sua primeira sequência, fraturou a costela e virou desfalque. As presenças constantes no departamento médico atrapalharam o jogador.
Após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, Diniz deu chances ao jogador, mas o desempenho do uruguaio nos treinos e nos jogos não agradou à comissão técnica. Entende-se que o zagueiro não encaixa no estilo de jogo do treinador, que conta com zagueiros de velocidade e boa qualidade na saída de bola, enquanto Lemos tem um perfil mais rebatedor.
Com Jean David, a situação já é mais antiga. O Vasco procura outro destino para o atacante desde o início do ano. Em 2024, o chileno já havia decepcionado o departamento de futebol vascaíno. Em julho, o chileno teve sondagens do Chile e do México, mas nenhum negócio foi para frente. A direção também tentou utilizá-lo como moeda de troca em algumas negociações, mas não obteve sucesso.
Veja abaixo algumas janelas que continuam abertas:
- Bélgica: 8 de setembro
- Arábia Saudita: 10 de setembro
- Turquia e Rússia: 11 de setembro
- Grécia e México: 12 de setembro
Fonte: ge
Tags
Noticias