Suderj homenageará o Vasco nesta 2ª-feira pelos 100 anos da Resposta Histórica

2024 será marcado no Vasco pelas celebrações ao centenário da Resposta Histórica, um marco não só na história do clube como do futebol brasileiro. E, nesta segunda, o clube receberá uma homenagem da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj). O atual responsável pela pasta, Renato de Paula, entregará a Pedrinho, presidente da associação, uma placa exaltando um dos maiores feitos do cruz-maltino.


O objeto contará com uma pequena provocação aos rivais. Nela, estará escrito que o Vasco não expulsaria negros e pobres do seu time, como exigiam Flamengo, Fluminense, Botafogo, América e outros clubes da elite – o que é verdade.

Na época, o futebol era considerado um esporte dos ricos. Campeão carioca em 1923, o Vasco ficou fora da nova liga criada, a Associação Metropolitana de Esportes Athléticos (AMEA). Para a aceitação do cruz-maltino, a entidade exigiu a exclusão de 12 atletas, todos negros e pobres. Por meio de uma carta, o clube recusou atender a esta condição. O gesto foi o pontapé inicial para uma maior democratização do esporte, e o documento pode ser visto até hoje na sede de São Januário.



Fonte: Blog Panorama Esportivo - O Globo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem